segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Filme: Criação

Direção: Jon Amiel
Roteiro: John Collee (baseado no livro: "Annies's box", do ambientalista inglês Randal Keynes, tataraneto de Darwin).

A história se passa em meados do século XIX na casa de campo em que a família vivia na Inglaterra. Ali o cientista instalou seus laboratórios e criou dez filhos, entre eles a precoce Anne Darwin (Martha West), que ainda pequena encantava o pai com seu interesse pelas plantas e animais.
Darwin (Paul Bettany) já havia rodado o mundo a bordo do navio H.M.S. Beagle e escrevia sua obra: A Origem das Espécies, em 1859, quando sua filha Anne (Martha West), aos dez anos, ficou doente e morreu. Este acontecimento deprime o cientista e abala seu relacionamento com sua esposa Emma Darwin (Jennifer Connelly). A morte da filha também abala sua fé, que se sente mais encorajado a publicar suas teorias sobre a evolução. Ao mesmo tempo, o afastamento da igreja aumenta os problemas entre Darwin e Emma, profundamente religiosa.
A longa jornada entre a concepção da teoria e a publicação do livro é marcada pelo dilema do autor, que vê a conclusão das próprias idéias como uma espécie de assassinato. "Você matou Deus", confirma-lhe o amigo e biólogo Thomas Huxley.
A publicação de sua obra, esbarra em um único dilema, não magoar sua religiosa esposa.
Eles vivem atormentados pela culpa da morte da filha (como eles eram primos, acham que a carga genética foi a causa de sua morte e dos outros 2 filhos - somente 7 chegaram à idade adulta).
Vale uma ida à locadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário