quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Livro: Paixão Índia


Sempre comento por aqui o quanto gosto de livros e filmes baseados em fatos verídicos e em biografias. Este livro retrata a verdadeira história da Princesa de Kapurthala. Vale muito a pena ler este e "O Sári Vermelho" do mesmo autor, depois posto este último (que também adorei).

Editora: Planeta do Brasil
Ano de Publicação: 2006
Autor: Javier Moro

Paixão Índia conta a história de Anita Delgado, uma jovem bailarina espanhola de 17 anos que se transformou em princesa na Índia. Anita era apenas uma bailarina quando um marajá indiano se apaixonou por ela, construiu um palácio e a transformou em princesa, mas não em sua única mulher. Na Índia colonial do início do século XX, Anita e o Rajá de Kapurthala viveram uma história de amor que provocou um inevitável choque cultural entre oriente e ocidente, mundos na época, com costumes completamente diferentes. As outras mulheres do marajá e seus súditos viam em Anita uma ameaça à tradição hindu. O conflito entre os dois lados era inevitável. Apesar de estar cercada de vassalos e luxo, a jovem vivia na mais completa solidão.

Anita descobrirá uma Índia tradicional, comandada por forças britânicas, que permitem a existência desses pequenos  "principados", contanto que os Rajás se curvem diante de sua autoridade suprema. Sentirá a indiferença de uma sociedade machista e arrogante, que não a aceita, mas que se deixa fascinar por uma espanhola atrevida e curiosa, que será alvo de um dos maiores escândalos que a Índia Inglesa já teve notícia.

Com Javier Moro romantiza a História de Anita, sem jamais faltar com a verdade, sendo ela bela ou não.

Gostei tanto do livro que me vi em busca de outros romances de Javier Mouro e foi quando me deparei com "O Sári Vermelho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário